15 março 2012

O que é Shoujo?

 Shoujo: é um genero de animes/mangás usado para caracterizar obras que tem o publico alvo feminino. A maioria tem o romance como tema mas muitas histórias podem conter drama, comédia, ficção cientifica, terror e ecchi. Na maioria das vezes, um mangá ou anime Shoujo mostra os sentimentos que o personagem sente, como Lovely Complex, flores de cerejeira ou penas indicando um flashback ou algum momento dramático, assim como Sakura Card Captors ou Full Moon wo Sagashite. O mangá shõjo é conhecido por que o começo da história é sempre conhecido, em geral o encontro de um casal que logo irá se apaixonar, e ter um final bastante imprevisível o que por vezes frustra as leitoras. A complexidade do enredo varia conforme a idade do público alvo a ser atingido. Muitas vezes os temas giram em torno de colégios, poderes mágicos e geralmente uma história de amor.


 Os ditos Shoujos que possuem personagens com poderes magicos também se encontram em outra categoria dentro do Shoujo: o Mahou Shoujo. Como o proprio nome ja diz (Mahou Shoujo: Garota magica) são animes/mangás que se caracterizam por conter historias de uma garota (ou garoto) que tem uma missão, normalmente salvar a paz mundial e/ou universal XD ou salvar um pessoa. mahou Shoujos normalmente são mais conhecidos do que os Shoujos em si. Mesmo os Shounens dominando tudo, no Brasil ja chegaram Dragon Ball, Pokémon, Digimon, Naruto, One Piece, Full metal Alchemist, Bleach e Death Note (quando que vai chegar Soul Eater? T^T) ja na versão dublada, os mahou Shoujos não ficam pra tras.
 Alguns também chegaram ao Brasil como Sakura Card Captors, Sailor Moon e Magic Knight Rayearth. Claro que também tem outros como Hamtaro (Kemono/Kodomo).


Shoujos:

Lovely Complex


Full Moon wo Sagashite
                                           
                       
                 
                  Shounens: