22 fevereiro 2012

O que é anime?

  Sei que o pessoal que segue o blog ja ta careca de saber o que é anime, mas sempre tem um ou outro que está começando a assistir anime agora e ta meio desinformado das coisas, e é por isso que estou escrevendo este post, lembrando que a maioria das informações eu tirei da Wipedia e outras eu resumi para melhor compreêsão^^


Anime/Animê (algo como desenhos animados) é qualquer animação produzida no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animée ("animado"), versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné (a coisa é bem mais complicada do que parece XD). Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis.
 Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.
  Um anime pode se originar de um mangá (EX: Sakura Card Captors) mas tem alguns mangás que vem depois dos animes, ou seja, é baseado em um anime ja existente. Mas há também aqules que se originam de jogos de videogame (EX: Pokémon).


 Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.
Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterosexuais, mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.
Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como:
  • gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;

 
  • diminuição súbita do personagem representando vergonha, medo ou surpresa;
















  • nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.